Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
9 de abril de 2024

Na edição deste ano, o projeto traz série masterclasses para alunos das Orquestras Jovens do Sesc

 

Cinquenta concertos, em 29 cidades de 20 estados brasileiros. Esse será o roteiro de 2024 da Série Concertos Sesc Partituras.  No repertório, obras de mais de 50 compositores de diversas gerações, com representação de todas as regiões. A Série leva ao público obras que compõem o acervo do Sesc Partituras, uma biblioteca virtual que disponibiliza gratuitamente partituras e divulga compositores.

“A série Concertos Sesc Partituras compõe o trabalho do projeto Sesc Partituras. As apresentações contam com obras do acervo digital e proporcionam o contato do público com a música brasileira de câmara. A série também amplia a presença das composições brasileiras nos programas de concerto, difundindo o trabalho de artistas de todas as gerações e regiões do país”, destaca a Diretora de Programas Sociais do Sesc, Janaína Cunha.

O projeto Sesc Partituras produz uma série de concertos com programas de música brasileira de concerto a partir do repertório do site da iniciativa. É uma ação que contribui para a divulgação da obra composta por brasileiros, configurando-se como importante meio de valorização e difusão do patrimônio musical nacional.

A edição deste ano terá dois circuitos especiais de concertos, realizados pelo Quinteto de Metais Brassil (PB) e pelo Quarteto de Cordas Kalimera (RJ). Além da apresentação, os grupos realizarão masterclasses de instrumentos musicais para os alunos das Orquestras Jovens do Sesc. Criado há 32 anos, o Quinteto Brassil é formado por integrantes do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O grupo circulará pelas cidades de João Pessoa (PB), São Luís (MA), Recife (PE) e Aracaju (SE). O Quarteto Kalimera nasceu em 2018 e já foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival de Música da Rádio MEC nas edições 2020 e 2018. O grupo passará pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Belém (PA) e Teresina (PI).

A Orquestra Jovem Sesc Pará é uma das atrações da série, com apresentação marcada para dia 9 de abril, no Teatro da Paz, na capital paraense. O grupo contará com a regência do maestro e pianista peruano Fernando Ortiz de Villate, que também ministrará uma oficina no Sesc Casa da Música.

A série Concertos Sesc Partituras também traz duas homenagens: os concertos em celebração ao Maestro Duda, o José Ursicino da Silva, uma referência no cenário cultural do frevo, realizados em São Luís, Belém, João Pessoa e Recife; e os concertos em homenagem ao Choro, gênero genuinamente brasileiro, reconhecido este ano como Patrimônio Cultural pelo Iphan, com apresentações no Maranhão e no Tocantins.

 

Notícias Relacionadas:

Sesc Partituras promove apresentações em 20 estados

Na edição deste ano, o projeto traz série masterclasses para alunos das Orq...

Sesc promove ações de saúde integral por todo o país

São atividades focadas em nutrição, educação em saúde e assistência odontol...

Palco Giratório 2024 começa neste mês

Mais de 400 apresentações estão previstas por todo o Brasil. Maior projeto...

Unidades móveis: mais sonhos realizados em todo o Brasil

Serviços do Sesc e do Senac são ampliados por meio de projetos que percorre...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.