Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
26 de março de 2024

Reflexões sobre uma imersão em Proteção de Dados e Inteligência Artificial

Durante toda minha vida profissional, a educação sempre me acompanhou. Hoje, estou na direção-geral do Serviço Social do Comércio, o Sesc, em que a educação é transversal e presente em todas as atividades. Passei anteriormente pelo Senac, uma instituição dedicada à educação profissional. Desde que entrei no Sistema Comércio, iniciei esta trajetória de aprendizado, que passaria pela Contabilidade, Operações e Gestão. Confesso que não imaginava, lá em 1995, que veria tantas mudanças que as novas tecnologias trariam para o nosso mundo e para o nosso trabalho.

Agora em março de 2024, promovemos uma imersão educacional neste novo universo das tecnologias com a presença dos Diretores Regionais do Sesc na Sapienza Università, localizada em Roma, na Itália. Ali, por uma semana, senti-me aprendendo muita coisa nova sobre Inteligência Artificial e Proteção de Dados. Decidi, então, compartilhar com vocês alguns importantes aprendizados que vivi e o que eles trazem de novo pra nossa sociedade.

Segurança no mundo digital – Pela natureza da minha formação em Contabilidade e por ser gestor, segurança é tema que me acompanha a vida toda. Uma palestra que me chamou muita atenção foi a do professor Giorgio Sandulli sobre Inteligência Artificial e grandes eventos. Ele já abriu a palestra com pergunta se o Big Brother iria atuar nas Olimpíadas da França em 2024. E vai! Pois é isso mesmo. Para proteger o país de situações de ameaça, foi aprovada na França uma a Lei que autoriza, até março de 2025, o processamento de imagens captadas por drones e câmeras de segurança por meio de algoritmos. Um excelente uso da tecnologia pro bem coletivo.

Riscos, trabalho e tecnologia – E por falar em bem da sociedade, uma grande preocupação na União Europeia é uso de Inteligência Artificial. A professora Luisa Avitabile explicou que há uma iniciativa legislativa que parte da ideia principal de regulamentar a IA com base na sua capacidade de causar danos à sociedade. Para isso, usam uma abordagem baseada em riscos. Quanto maior for o risco, mais rigorosas serão as regras. A ideia é trazer equilíbrio para o bem das pessoas e levar transparência – para que cada usuário saiba quando está sendo utilizada uma IA.

Ainda sobre a segurança das pessoas, a palestra da professora Tacianny Mayara Machado Torchia sobre relações de trabalho trouxe questões como as que discutimos muito lá no Sesc, principalmente por conta da Rede Sesc de Educação, que forma alunos de todas as idades: o impacto da tecnologia no mercado de trabalho. Um dado que me chamou muita atenção é que no mundo cerca de 23% dos empregos devem mudar até 2027 – com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados. E justamente empregos ligados à tecnologia e segurança da informação terão crescimento. O setor de educação também tende a crescer. E isso me enche de esperança!

Gestão e responsabilidade – Assim como em qualquer relação entre empresa e cidadão, e até mesmo entre pessoas, ficou muito evidente que quando falamos em gestão estamos falando em responsabilidade. Os palestrantes ressaltaram a importância da transparência sobre coleta, guarda, armazenamento e descarte desses dados.

Todas estas tecnologias foram criadas para que possamos extrair o melhor delas. De fato, é preciso nos unirmos para criar normas, regras e mecanismos de proteção às pessoas. Porque elas promovem toda essa transformação e o progresso da nossa sociedade. Sigamos no Sesc a missão de levar bem-estar para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, além da sociedade – de forma responsável e ética.

Artigo escrito por José Carlos Cirilo, Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc

 

Notícias Relacionadas:

Aprender é pra vida inteira

Reflexões sobre uma imersão em Proteção de Dados e Inteligência Artificial ...

POSICIONAMENTO – Prêmio Sesc de Literatura

O Sesc, instituição reconhecida por seu compromisso com a promoção e difusã...

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2024

Concurso literário vem repleto de novidades, como nova categoria e também p...

Sesc Orquestras Jovens: educação, arte e inclusão

Projeto aproxima jovens da música clássica em todas as regiões do Brasil. ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.