Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
18 de dezembro de 2023

Sesc levou atrações culturais de todos os estados do país e do Distrito Federal para o Salão Nacional do Turismo 2023

O Sesc e o Senac – instituições sociais que fazem parte do Sistema Comércio – apoiaram institucionalmente o Salão Nacional do Turismo, que aconteceu de 15 a 17 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. As entidades levaram uma série de ações de valorização e de promoção do Turismo e da diversidade cultural e gastronômica do país. As manifestações artísticas, que representavam a força da cultura de cada estado do país, foram selecionadas pelas equipes do Sesc de todo o país. Já o Senac promoveu aulas-show com pratos típicos brasileiros. O evento também recebeu palestras e mesas redondas para discutir tendências e desafios do setor turístico e empossou os integrantes do Conselho Nacional de Turismo, representação da qual o Sesc faz parte.

 

Apresentações culturais marcaram o palco do Sesc no Salão do Turismo.

 

Na abertura do Salão, o Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, reforçou que o papel do Sistema Comércio em preparar mão de obra e promover educação para a hotelaria e a alimentação é fundamental para o desenvolvimento do país. “Participar desse evento nos enche de confiança para transformar o Brasil em uma potência turística”, enfatizou Tadros.

 

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, discursa na abertura do Salão do Turismo.

Reconhecimento 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, elogiou o presidente do Sistema: “Logo, você será reconhecido pela sua parceria e pelo que você tem feito pelo turismo no nosso país. Essa atividade será responsável por colocar o país em outro patamar de desenvolvimento, pela sua gente, pelo seu povo, pela beleza dos nossos atrativos. O turismo é feito pela iniciativa privada. O Governo Federal e o Ministério do Turismo entendem perfeitamente isso. Juntos, faremos o que precisa ser feito”. E o reconhecimento veio. O Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac foi laureado na premiação do setor, que aconteceu no segundo dia de evento, por suas ações em prol do desenvolvimento do Turismo.

 

José Carlos Cirilo, Diretor-Geral do Sesc, representou o Presidente Tadros na homenagem realizada ao gestor pela contribuição ao setor do Turismo.

Sesc é cultura brasileira 

Congada, frevo, samba, boi-bumbá, quadrilha, funk, maracatu, música indígena e muito mais. Assim foram as apresentações do palco do Sesc no evento. Um mosaico cultural que passeou por diferentes manifestações brasileiras apresentadas por 27 grupos diferentes. Além do Palco Sesc, que recebeu as apresentações artísticas do evento, o público também foi surpreendido e pôde acompanhar cortejos que saíram pela alameda onde ficavam os estandes dos estados no evento.

 

A Gastronomia do Brasil com Senac 

Outro braço social do Sistema Comércio, o Senac levou o melhor do sabor de cada estado do país, com aulas-show. Chefs apresentaram as riquezas e delícias de suas terras. Ao fim das oficinas, o público experimentava as iguarias de cada região.

 

Senac levou uma amostra da gastronomia nacional pro evento.

Educação  

O Núcleo de Conhecimento foi um espaço de palestras e debates a respeito de iniciativas de fortalecimento do turismo brasileiro. A programação contou com participação do Sesc, do Senac, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-CNC). O Gerente de Lazer do Departamento Nacional do Sesc, Luís Antonio Silva, também integrante do Conselho Nacional de Turismo, lembrou – em sua apresentação – o trabalho que o Sesc realiza desde os anos 1940 pelo Turismo Social: “Essa é uma forma de turismo que nasce há muitos anos atrás. Basicamente, o objetivo de dar acesso ao turismo, à viagem, a passeios, à experiência turística. Esse objetivo original do turismo social ainda permanece e ainda é muito importante dar acesso, inclusive uma das políticas do Ministério é ampliar o acesso dos brasileiros ao serviço turístico, mas o conceito, ao longo do tempo, também vem se aprofundando no sentido de trazer novos olhares para a experiência turística de quem viaja, de quem passeia”.

 

O Gerente de Lazer do Departamento Nacional do Sesc, Luis Antonio Silva, apresentou o trabalho de Turismo Social da instituição.

Na mesa-redonda Qualificação profissional, a Gerente de Programas e Diretrizes Educacionais do Departamento Nacional do Senac, Kelly Teixeira, resumiu o trabalho que a instituição vem realizando nesse setor há quase oito décadas: “Há 78 anos o Senac tem o compromisso de preparar pessoas para esse segmento por entender que a qualificação profissional é o melhor caminho para promover e impulsionar o setor”, enfatizou.

Os representantes do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC), Ana Paula Siqueira e Cassio Garkains, destacaram o surgimento, a dinâmica e os principais resultados da iniciativa Vai Turismo Rumo ao Futuro. Trata-se de um programa nacional que congrega as principais entidades do setor de turismo e visa contribuir com propostas para impulsionar o segmento.

Confira como foi:

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.