Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
29 de janeiro de 2024

Projetos do Sesc e do Senac que transformam a vida de pessoas idosas

A vida começa com que idade? Essa é uma resposta que talvez inteligência artificial nenhuma saberia dizer, mas que a gente aqui sabe bem. A vida é pra ser bem vivida sempre, independentemente da idade. E é justamente isso que Sesc e Senac vêm fazendo por meio de projetos que levam atividades e cursos para pessoas idosas.

Quem se imaginaria fazendo uma capacitação aos 91 anos de idade, como o Alcides, ou começando a dançar balé aos 60, como fez o Francisco? Pois tem muita gente que está vivendo essa realidade. De Norte a Sul do Brasil, a transformação de milhões de vidas se dá com o Sesc e o Senac por meio da Educação e de ações de assistência, culturais, de lazer e de saúde. E a gente vai contar pra vocês um pouquinho dessas histórias inspiradoras e de superação.

Alcides Cruzeiro da Costa, 91 anos, adora ver vídeos no TikTok. Moderno? Sim, mas o que ele não sonhava era que seu neto daria um empurrãozinho para que ele abraçasse ainda mais as novas tecnologias. Foi ele quem incentivou Alcides a se inscrever no curso de Informática Básica no Senac em Jataí (Goiás). No começo, ele ficou tímido, mas quando viu que a turma era composta por pessoas da sua faixa etária, logo se animou “Acho que sou o mais novo da turma”, brinca.

Enquanto Alcides dá seus primeiros passos no mundo tech, Francisco de Assis dá um show quando o assunto é balé. Motorista aposentado, hoje ele calça as sapatilhas toda semana pra viver sua nova paixão, descoberta há seis anos graças ao Trabalho Social com Pessoas Idosas, projeto que promove o envelhecimento ativo. Morador de Castanhal, no Pará, ele lembra que começou na dança de salão, mas se sentia muito pouco solto. Agora, já sabe do que realmente gosta: “Dançar balé é coisa boa, uma maravilha. Mudou a minha vida”.

Amores que transformam

Tem coisa melhor do que viver plenamente as paixões? Agora imagina poder compartilhar isso com o amor da sua vida… O Francisco começou no balé graças à esposa, que faz aulas com ele. Pai de três filhos e com cinco netas, levou quatro delas a dançar junto com ele. Orgulho da família, ele ganhou um prêmio regional com seu grupo no Festival Internacional de Dança da Amazônia. Na ocasião, conheceu o primeiro bailarino do Theatro Municipal e a eterna Ana Botafogo – e foi muito elogiado. É com um sorriso no rosto que ele conta esse episódio e fala de sua paixão: “Antes do Sesc eu jamais imaginava na minha vida que faria isso. O balé, pra mim, representa saúde, bem-estar e alegria”.

E se no Norte do país Francisco trabalha o movimento do seu corpo com uma atividade esportiva, no Centro-Oeste o Alcides mantém a mente ativa nas aulas de Informática. E sem deixar de lado seu amor. A namorada dele também estuda na mesma turma de Informática Básica. E pra quem quer saber de onde sai tanta vitalidade, Alcides é pai de 11 filhos e tem netos, bisnetos e até tataranetos. Ele, que já foi fazendeiro e açougueiro, hoje vive uma outra realidade em sala: aprendendo a lidar com novidades que nasceram em gerações posteriores à sua. É fácil? Sabemos que não, mas pra quem quer saber como ele consegue desenvolver novas habilidades, Alcides ensina: “Devagarzinho. É a primeira vez que a gente aqui mexe com computador. Isso tá muito bom!”

E se o tempo é rei, temos muito a aprender com os mais velhos. Seu Francisco e seu Alcides dão exemplo de como nunca é tarde para se fazer algo novo.

Os projetos do Sesc e do Senac

O Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) é um projeto pioneiro do Sesc e existe há 60 anos. Tem como objetivo proporcionar um envelhecimento ativo. São diversas ações em todo o Brasil, elaboradas em conjunto com as áreas de atuação – Educação, Saúde, Cultura e Lazer, que têm como foco o protagonismo e a inclusão da pessoa idosa na sociedade.

O curso de informática para idosos é uma iniciativa do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Goiás. O projeto promove o uso do computador para pesquisa, comunicação, entretenimento e até mesmo o acompanhamento das tendências tecnológicas.

Notícias Relacionadas:

Revista Time lista Sesc como melhores empregadores

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.