Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
2 de outubro de 2024

Duas trajetórias marcadas pela área da Saúde. De um lado, uma jovem que descobriu cedo que trabalharia na área. E saiu de uma cidade pequena para conquistar o mundo. De outro, uma pessoa idosa muito ativa, mas que, por conta de um luto inesperado, precisou de apoio emocional para seguir a vida.

Estéfany Marengoni, estudante do curso Técnico em Enfermagem pelo Senac Paraná, já sabia desde cedo que trabalharia com saúde. Natural de Nova Aliança do Ivaí – PR, uma cidade de pouco mais de 1.500 habitantes, sempre teve atenção e cuidado com os mais velhos. Ajudou a cuidar da avó e do pai quando estiveram doentes. E foi assim que decidiu se especializar. Sua jornada na Enfermagem não foi fácil. Estudava em outra cidade, dependia de caronas e teve uma rotina puxada. Com sua atuação e sua persistência elogiadas, veio o convite para entrar nas competições Senac na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Vim, vi, venci

E todas as batalhas da vida a levaram a grandes vitórias. Primeiro, ganhou a etapa Regional do Paraná, na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, nas seletivas das Competições Senac de Educação Profissional. Depois, Estéfany conquistou o título nacional em 2023. E, após um ano intenso de preparação e simulados, ela chegou com outros talentos em Lyon, na França, para participar da WorldSkills Competition 2024, maior competição de educação profissional do mundo. O Senac e o Senai formam a delegação brasileira, em ocupações do comércio e da indústria. E lá Estéfany se consagrou medalhista de prata em sua ocupação.

“Na hora que falaram meu nome, confesso que não caía a ficha. Parecia que era tudo muito distante. E quando o pessoal começou a vibrar e a gritar, foi uma loucura! Na hora que falaram que eu já era prata ainda demorei um pouquinho a subir e realmente pensar ‘esse lugar é meu!’. Foi muito emocionante passar todo esse tempo treinando, uma semana em competição e agora ter algo concreto pra demonstrar tudo isso”, comemorou. Parabéns, Estéfany. Uma história de superação, que tem dedicação e cuidado como bases.

E o cuidado também fez toda diferença na vida da Regina Lúcia, de 71 anos. Frequentadora do Sesc em Copacabana (RJ) desde 2016, ela praticava diversas atividades, como dança, coral e outras iniciativas voltadas para o protagonismo da pessoa idosa. Esse ano, em meio a essa alegria estar ativa veio um baque. Regina teve que lidar com a perda do marido e precisou de apoio. O Sesc + Saúde, projeto no Rio de Janeiro que disponibiliza serviços de qualidade a preços acessíveis, havia acabado de chegar à unidade Copacabana. O atendimento psicológico e as atividades como meditação auxiliaram Regina a seguir em frente, como contou: “O Sesc me ajudou nesse momento muito difícil. Uma ajuda psicológica e afetiva. Estou me recuperando e me fortalecendo”.

Ela lembrou ainda que, além das iniciativas de saúde mental, as amizades construídas por meio do Sesc e o apoio da equipe de empregados foram essenciais para sua recuperação emocional: “Sou filha única, mas chamo minhas amigas de irmãs de Sesc. Elas estiveram comigo o tempo todo. A equipe também me mobilizou demais”. Para finalizar, ela expôs como agradece todo o carinho e suporte que recebeu: “Procuro participar efetivamente de todas as atividades que me são ofertadas. Procuro estar verdadeiramente presente. É assim que mostro minha gratidão a tudo o que o Sesc fez por mim”, concluiu.
O Sistema Comércio está presente em todo o Brasil na área da Saúde – no cuidado com as pessoas, no atendimento, em ações educativas e na formação de profissionais.
Competições Senac de Educação Profissional e a WorldSkills Competition
A cada dois anos, o Senac Nacional promove as Competições Senac de Educação Profissional. A edição de 2023 reuniu 61 competidores de 21 estados e do Distrito Federal que mostraram talento e dedicação em sete ocupações do comércio de bens, serviços e turismo.
Os medalhistas de ouro foram representar o Brasil na WorldSkills Competition, maior competição do gênero no planeta, que esse ano aconteceu em Lyon, na França. A próxima edição acontecerá em 2026, em Shanghai, na China.
Saúde no Sesc

Presente em todo o país, as ações de desenvolve atividades que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, por meio da promoção, prevenção e recuperação da saúde, adotando uma visão integral das condições de vida do indivíduo e da coletividade. Faz isso por meio de ações de Educação em Saúde, Cuidado Terapêutico, Nutrição e Saúde Bucal.

O Projeto Sesc+ Saúde acontece no Rio de Janeiro e consiste na estruturação de espaço voltado aos cuidados e atenção à saúde multidisciplinar e complementar. Tem com objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde que possam ter relevância no aspecto do bem-estar físico, mental e social, além de universalizar as oportunidades de serviço de saúde com custo reduzido ou gratuito.

Notícias Relacionadas:

Revista Time lista Sesc como melhores empregadores

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.