Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
30 de abril de 2024

Ação sustentável, solidária e socialmente responsável oportuniza acesso ao turismo, gera renda e valoriza as tradições e as raízes culturais dos locais visitados

Contemplar o nascer do sol no horizonte da água do rio, visitar uma comunidade de marisqueiras, conhecer terras indígenas, relaxar à beira-mar ou acordar ao som do cantar dos pássaros são algumas experiências proporcionadas pelo Turismo Social do Sesc. Todos os anos, milhares de brasileiros participam das excursões e passeios, com roteiros elaborados com base na cultura e história das mais variadas localidades do país. Desde 1948, a instituição desempenha esse importante papel na democratização do turismo no Brasil, proporcionando acesso a viagens memoráveis, voltadas a um público de menor renda, principalmente trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo.

Hotel Sesc Porto Cercado

Segundo a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, “por meio do turismo para todos, solidário, responsável e sustentável, o Sesc contribui significativamente na transformação social das pessoas. Além disso, ao estimularmos o turismo e valorizarmos aspectos culturais locais, como gastronomia, manifestações artísticas e tradições, a gente impulsiona a economia, promove o desenvolvimento social e econômico e fortalece a identidade cultural das comunidades das mais variadas regiões do país”.

Com 41 unidades de hospedagem em 20 unidades federativas, a instituição recebeu em 2023 mais de 700 mil hóspedes, além de realizar 2.957 excursões e 1.610 passeios. Os hotéis e pousadas da instituição são verdadeiros oásis de atividades para os viajantes. Além de espaços de lazer convencionais, como piscinas e quadras esportivas, os hóspedes têm à disposição atividades recreativas para todas as idades, apresentações culturais, oficinas temáticas, ações de educação ambiental, entre outras.

Hotel Sesc Guadalupe (PE)

A sustentabilidade, inclusive, é a tônica de quatro hotéis, que têm seu trabalho integrado à reservas ambientais. O Sesc Bertioga, no litoral de São Paulo, foi a primeira Colônia de Férias da instituição, inaugurada em 1948; o Sesc Tepequém fica na Serra do Amajari, em Roraima; o Sesc Iparana, recebe hóspedes de todo o país à beira-mar em Caucaia, no Ceará; e o Hotel Sesc Porto Cercado, no Pantanal Mato-grossense, que tem seu trabalho alinhado a da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do país, a RPPN Sesc Pantanal. Nessas unidades, o Sesc proporciona contato direto com a natureza, incentivando a preservação ambiental e o turismo responsável.

E a expansão não para. Em maio será aberto um hotel em Cascavel, no Paraná, e em 2025, o Sesc inaugura sua primeira unidade no estado do Amazonas: o Hotel Sesc Manacapuru. Com uma infraestrutura voltada para o ecoturismo, o hotel promete oferecer uma imersão única na rica biodiversidade amazônica, com um forte compromisso com a sustentabilidade. Visitas a comunidades locais e atividades como plantio de árvores são algumas das experiências que serão propostas aos hóspedes, que também poderão desfrutar de uma vasta área verde em torno da unidade, com 12,7 hectares, e as belezas das ilhas do Rio Manacapuru.

Notícias Relacionadas:

Sesc está no topo da lista da revista Time de melhores empregadores do Brasil

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.