Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
2 de maio de 2024

Ao longo do último século, a educação brasileira vem sendo palco de debates importantíssimos, influenciando sobremaneira as políticas públicas, as práticas pedagógicas e as pesquisas acadêmicas. Temas como universalização do acesso, qualidade educacional, aprendizagem com evidências, currículos, avaliação, formação de professores, diversidade e inclusão, educação integral, tecnologia e gestão em educação são apenas parte dos tópicos que vêm mobilizando a atenção de estudantes, educadores, pesquisadores e instituições, públicas e privadas, em todo o território nacional. São esses diálogos, tantas vezes conflituosos, que têm impulsionado um conjunto de transformações sociais e, por que não dizer, políticas e econômicas em nosso país.

O Sesc, há quase 80 anos, vem participando de modo efetivo desse debate inadiável, ancorando sua prática na premissa educativa, não apenas nas mais de 200 escolas de sua Rede, espalhadas em todos os estados do Brasil, mas na certeza de que todas as suas demais áreas finalísticas de atuação – Saúde, Cultura, Lazer e Assistência – são também necessariamente atravessadas pelo viés educacional. Para nós, tudo o que emoldura a experiência humana deve ser tratado pela chave da Educação, sem a qual não há como abrir as portas de um futuro promissor que alce a sociedade a novos destinos de equidade e justiça social.

A Rede Sesc de Educação, presente em quase todos os estados do país, não apenas nas capitais, mas sobretudo em territórios distantes dos grandes centros, recebe estudantes em todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos. Assim, o Sesc vem promovendo transformações significativas na sociedade a partir das suas atividades educacionais, que impactam muito diretamente a vida dos estudantes e de suas famílias. São mais de 75 mil matrículas apenas na Educação Básica, em números crescentes, o que confirma o sucesso de nossas propostas pedagógicas, todas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos aprendentes, em perspectiva inclusiva: para nós, todo estudante é um universo de possibilidades e merece alcançar cada sonho que seu desejo ouse esboçar. Pela Educação, os sonhos podem aterrissar no plano da realidade.

Além desse compromisso com a Educação Básica, a Rede Sesc também desenvolve um conjunto de atividades em Educação Ampliada, que são programas voltados à formação integral, mobilizando diferentes conhecimentos, linguagens, tempos e espaços, de modo a sublinhar a importância da educação por inteiro, em que se consideram toda a sorte de expressões formativas na constituição de um ser humano íntegro e integral. O Sesc Ciências, por exemplo, já ultrapassou a marca de 2 milhões de visitantes em seus espaços de fruição científica. Outro programa fundamental em Educação Ampliada é o Criar Sesc, presente em 114 unidades distribuídas em 19 estados, com um atendimento anual de mais de 10 mil crianças a partir de ações no contraturno escolar voltadas à formação do sujeito integral, ancorada no livre brincar, na cultura das infâncias e nos territórios educativos.

Para o Sesc, Educação é prioridade e transformação social. Todas as nossas ações educativas estão comprometidas, sobretudo, com o atendimento aos estudantes filhos dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, em sua grande maioria incluídos em nosso Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que é um dos mais robustos programas de impacto social em nível nacional, de raro comparativo com qualquer outra ação de instituição privada no Brasil. Aliás, diga-se de partida, o PCG do Sesc é todo orientado às atividades educativas, confirmando a posição do Serviço Social do Comércio em reconhecer na Educação o verdadeiro caminho da transformação de nosso país. E se todas as demais áreas do Sesc também são atravessadas pela natureza educacional, também o PCG se faz presente na Saúde, no Lazer, na Cultura e na Assistência.

Com a nossa Rede de Educação, em articulação direta com todas as áreas de atuação do Sesc, mobilizamos os esforços institucionais para a estruturação e a consolidação de uma nova sociedade, comprometida com desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e digitais, bem como com os valores civilizatórios que nos permitam avançar como nação. Em um país cujas desigualdades são dessemelhanças humanitárias, somente a Educação de qualidade – para cada criança, jovem e adulto – será capaz de posicionar o Brasil em um lugar de esperança, em que todo amanhã será revestido de equidade, de oportunidade e de justiça social. Esse é o compromisso do Sesc com a educação brasileira.

Artigo escrito por Luiz Fernando de Moraes Barros, Gerente de Educação do Sesc

Notícias Relacionadas:

O compromisso do Sesc com a Educação no Brasil

Ao longo do último século, a educação brasileira vem sendo palco de debates...

Viaje pelo Brasil com o Sesc

Ação sustentável, solidária e socialmente responsável oportuniza acesso ao ...

Inclusão social de jovens

Projetos do Senac e do Sesc mudam vidas através de educação, cultura e trab...

Sesc Quitandinha recebe Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

A centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.