Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
13 de julho de 2022

Por Jose Carlos Cirilo, diretor-geral interino do Departamento Nacional do Sesc

 

Lutar contra esta realidade tem caráter de urgência e é preciso que toda a sociedade esteja engajada. Se por um lado a pandemia de covid-19 contribuiu com o triste legado do aumento da fome, por outro mostrou o quanto podemos ser solidários em momentos de crise.

 

Acabar com a fome e a má nutrição até 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é garantir que todas as pessoas, em especial as crianças, tenham acesso a alimentos nutritivos e uma vida de qualidade. A oito anos dessa data limite, nos deparamos com o registro de uma taxa de insegurança alimentar no país maior que a média global, de 35%.

Segundo dados do Instituto Gallup, no Brasil essa taxa saltou de 17% em 2014 para 36% no final de 2021, patamar recorde. O levantamento constatou que 45% dos entrevistados atingidos pela fome durante 2021 tinham entre 30 e 49 anos. Mais recentemente, um levantamento realizado entre novembro de 2021 e abril de 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar indicou 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente e mais da metade da população em situação de insegurança alimentar, ou seja, sem acesso regular e permanente a alimentos.

Essa mesma constatação foi feita por pesquisa do instituto Datafolha, em junho, quando 26% dos entrevistados declararam que a comida disponível para eles é abaixo do suficiente.

Lutar contra esta realidade tem caráter de urgência e é preciso que toda a sociedade esteja engajada. Se por um lado a pandemia de covid-19 contribuiu com o triste legado do aumento da fome, por outro mostrou o quanto podemos ser solidários em momentos de crise. Prova disso são os resultados registrados pelo Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Criada em 1994, a iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac está presente em todos os estados do país, é formada por mais de 3,7 mil parceiros doadores e diariamente leva comida de onde sobra para quem mais precisa.

O programa bateu recorde de arrecadação em 2021 e 2022, com 52 milhões de quilos de alimentos doados em cada ano. É comida que chegou à mesa de mais de 3 milhões de pessoas em todo o país. Graças a parceiros espalhados por todo o país, como produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento, indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade, é possível amparar os mais vulneráveis.

Cerca de 3 milhões de pessoas foram atendidas todos os meses em 2021

Segundo dados da ONU, somente o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Quem mais perde são as famílias menos abastadas que poderiam ampliar seu acesso a uma alimentação com alto valor nutricional, mas que, pela cultura do desperdício, acaba indo para o lixo.

O desperdício em geral é de produtos próprios para o consumo, que se perdem no manuseio, no transporte, ou simplesmente estão fora dos padrões estéticos para a venda nos mercados. Nós, como sociedade, precisamos atuar e fazer diferente.

O Mesa Brasil Sesc foi criado para combater o desperdício e não deixar esses produtos se perderem. A rede formada pelo programa une os mais de 3 mil parceiros que doam seus excedentes de produção a 7.300 entidades. Essas, por sua vez, assistem milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade com a entrega de refeições. São instituições de longa permanência, creches comunitárias, instituições de acolhimento a idosos, crianças, adultos, dependentes químicos, pessoas em situação de rua e outros públicos necessitados de atenção.

Notícias Relacionadas:

Sesc Orquestras Jovens: educação, arte e inclusão

Projeto aproxima jovens da música clássica em todas as regiões do Brasil. ...

O ensino a distância na retomada dos estudos

Milhões de jovens e adolescentes brasileiros não conseguem concluir os estu...

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.