Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
11 de julho de 2022

Brincadeiras interativas e aulas diferenciadas fazem parte da rotina dos alunos da Educação infantil

Voltada para estudantes de 0 a 5 anos, a Educação Infantil é uma das frentes de atuação do Sesc na área de Educação e está presente em praticamente todos os estados. Nas escolas, as crianças encontram um espaço seguro, onde são incentivadas a explorar, investigar, argumentar, interagir e aprender no seu próprio tempo e ritmo.

A educação pode até começar na sala de aula, mas vai muito além dela. Por isso, no Sesc, os alunos são apresentados a diferentes formas de conhecimento por meio de brincadeiras interativas e de programas diferenciados. Como parte da programação escolar, são desenvolvidas diversas atividades em outros espaços, como pátios, quadras, laboratórios e passeios de campo.

Esse formato de aprendizado gera estímulos variados nos estudantes e contribui para um aprendizado ainda mais rico e completo. Aulas que fogem do modelo mais tradicional abrem caminhos para novas possibilidades de interação, relação e autonomia dos integrantes da turma. Além disso, o conhecimento gerado por meio da prática traz muitos benefícios, desenvolvendo a participação, a criatividade, a curiosidade científica, o pensamento crítico e o interesse dos pequenos.

A seguir, selecionamos exemplos de atividades realizadas em escolas do Sesc de alguns estados do país:

No Sesquinho da unidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, os alunos exploraram a produção gráfica. Primeiro são riscos simples que se transformam em diferentes formas e evoluem para desenhos. O prazer da descoberta pelo novo, pelo diferente e pelo aprendizado estimulam os pequenos ao longo de todo o processo.

A unidade de Palmas, no Tocantins, montou o espaço “Construtora”. No ambiente, as crianças exploraram a criatividade e aprenderam sobre as construções planas e verticais, os meios de transportes e os EPI’s (Equipamentos de proteção individual) que são usados nos canteiros de obras pelos profissionais da área. Tudo com muita diversão.

No Rio Grande do Norte, os alunos das escolas de Macaíba, Mossoró e Natal participaram de uma série de atividades do quadro “Cultura da paz”, que conscientiza as crianças sobre a importância do cultivo de um ambiente de paz no dia a dia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sesc RN (@sescrn)

A turminha do Sesc Faiçalville, em Goiás, se deparou com uma planta crescendo no corredor externo da sala de aula e começou a ficar curiosa sobre o que era aquilo e como surgiu. Eles começaram o processo de investigação e descobriram que se tratava de um pé de milho. A partir disso, a própria escola convidou os alunos a plantarem novas sementes.

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.