Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
21 de novembro de 2024

Livro foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2023, na categoria Conto

“O Ninho” livro de estreia de Bethânia Pires Amaro, conquistou o Prêmio Jabuti 2024 na categoria Contos, um dos maiores e mais tradicionais prêmios da literatura brasileira. Revelado pelo Prêmio Sesc de Literatura, a obra apresenta quinze histórias que exploram as relações familiares com profundidade e sensibilidade, destacando a força da literatura nacional contemporânea.
Com narrativas que abordam temas como maternidades disfuncionais, abusos, vícios e outros desafios da convivência familiar, “O Ninho” desconstrói a ideia de lar como espaço sagrado e seguro. As histórias destacam a fragilidade das conexões humanas em cenários que transitam entre a classe média e os grupos mais vulneráveis da sociedade brasileira.
Bethânia Pires e seu livro “O Ninho”. O livro de estreia é composto por 15 contos que se aprofundam nas complexidades das relações familiares, explorando os recantos mais frágeis e perturbadores que fazem parte do universo feminino.

Reconhecimento Literário

Nos últimos anos os vencedores do Prêmio Sesc também se destacaram em outras importantes premiações literárias:  Franklin Carvalho, ganhador com o Romance “Céus e Terra”, em 2016, e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017; a paulista Sheyla Smanioto Macedo, vencedora da edição 2015, com o Romance “Desesterro”, conquistou o Prêmio Machado de Assis 2016; Marcos Peres, com “O Evangelho Segundo Hitler”, vencedor dos prêmios Sesc de Literatura 2013 e São Paulo de Literatura 2014 (categoria Estreantes); Debora Ferraz, autora do livro “Enquanto Deus não está olhando”, vencedora dos prêmios Sesc 2014 e São Paulo de Literatura 2015; Rafael Gallo venceu o Prêmio Sesc em 2012, com Réveillon e Outros dias, em 2022, foi selecionado como vencedor pelo Prêmio Literário José Saramago, em Portugal, com Dor Fantasma; Juliana Leite venceu em 2018 na categoria Romance com “Entre as Mãos” e recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo mesmo livro.

O Prêmio Sesc de Literatura

Criado para descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira, o Prêmio Sesc de Literatura é uma iniciativa que valoriza obras inéditas e proporciona visibilidade a autores que têm se destacado pela qualidade de suas produções.  Desde sua criação, em 2003, a premiação se destaca como uma das principais portas de entrada para escritores iniciantes no mercado editorial nas categorias Conto, Romance e, desde a edição de 2024, Poesia. O romance Bololô: gaiola vazia, de Ricardo Mauricio Gonzaga (ES); a coletânea de contos A glória dos corpos menores, de Patrícia Lima (SP), e o livro de poesias Contra a parede, de Antonio Veloso Maia (RJ), foram os vencedores da última edição.
“O Ninho” e os demais livros citados estão disponíveis nas bibliotecas do Sesc e nas principais livrarias físicas e online.
Notícias Relacionadas:

Sesc e Ibama firmam acordo para ampliar combate à fome 

O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio...

Sesc Mesa Brasil fecha 2024 com recorde em doações

Programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos registra maior arr...

Sistema CNC-Sesc-Senac: inclusão e diversidade

Evidenciar o protagonismo das pessoas e contribuir para uma sociedade mais ...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.