Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
27 de abril de 2023

Projetos começam a circular por 24 estados e o Distrito Federal com música, teatro, dança e circo

 

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2023 – Ao som de jongos, batuques e sambas, ritmos que estão na raiz da cultura brasileira, foi aberta a comemoração dos 25 anos do Palco Giratório e do Sonora Brasil, dois projetos do Sesc que rodam o país levando música, teatro, dança e circo para o público. A festa ocorreu no Sesc de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (26), e marcou o início da circulação dos grupos por 24 estados e o Distrito Federal.

 

O evento uniu o berço do samba de Madureira, na voz de Marquinhos de Osvaldo Cruz, aos jongos cantados por Nina Rosa, neta de uma angolana que veio para Rio de Janeiro na década de 1940, no show Batuques do Rio. Marquinhos e Nina Rosa fazem parte dos 30 grupos artísticos e de tradição que estarão em 52 cidades ao longo de 2023 pelo projeto Sonora Brasil, cujo tema é “Culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”. A cultura Bantu nasceu na África Central e foi trazida para o Brasil pelos negros escravizados.

 

Na roda de conversa, que antecedeu o show, também esteve no centro do palco a atriz Carmem Luz. Ela estará no Palco Giratório com o espetáculo Cartas para Mercedesssss, que conta a vida de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na roda, Carmem Luz lembrou a importância dos dois projetos para a formação de plateias, fomento à cultura nacional e estímulo ao trabalho dos artistas. “Agradeço a essa curadoria do Sesc que anda auscultando um Brasil novo. Quando fazemos o giro pelas cidades, não estamos só. Estamos com todo esse pessoal que não foi. E queremos que muita gente continue a ir. Agradeço nossa presença radicalmente preta no Palco Giratório” comemora.

 

O Palco Giratório mobilizará ao longo do ano 464 artistas, pesquisadores e produtores culturais, em uma circulação por 73 cidade, com 238 apresentações. Além dos 15 espetáculos previstos no circuito, o projeto promove oficinas e atividades formativas.

 

O diretor-geral do Sesc, Jose Carlos Cirilo lembrou a força de programas culturais do Sesc. “Por todo o Brasil, são desenvolvidas programações e atividades que apresentam ao público de todas as idades a diversidade do universo cultural com suas múltiplas possibilidades. Nossa ação cultural estimula o debate e a reflexão sobre diferentes temas. É um poderoso instrumento de transformação social”. E os números são grandiosos. “Para vocês terem uma ideia, só em 2022, impactamos mais de 16 milhões de pessoas por meio da Cultura em todo o Brasil. Esse é o nosso fazer. É disso que nos orgulhamos”, finalizou.

 

Hoje Palco Giratório apresenta seu primeiro espetáculo de 2023, Cartas para Mercedessssss. A apresentação será no teatro de arena do Sesc Copacabana, com entrada gratuita. Composta por dança, artes visuais e apresentação sonora, a obra da Cia Étnica de Dança (RJ) é um espetáculo de vanguarda com temáticas afro-punk-rock-tambor.

Histórico

O Palco Giratório é um projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O Sonora Brasil desenvolve programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira, dentro de uma proposta de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural em seu amplo espectro.

O Palco Giratório foi lançado em 1998 e, desde então, trouxe 380 grupos artísticos, oriundos de todas as regiões brasileiras, em mais de 10.000 apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores em suas turnês pelo Brasil. No mesmo período, o Sonora Brasil, percorreu 210 cidades brasileiras, com 6.500 apresentações, além de produzir 16 documentários e quatro álbuns.

 

Veja abaixo a lista de espetáculos do Palco Giratório deste ano:

Cartas para Mercedesssssss (RJ)
Imalẹ̀ Inú Ìyágbà (SP)
Preta Mina – O fim do silêncio, o eco do incômodo (RS)
Cuidado com Neguin (RJ)
Provisoriamente não cantaremos o amor (SC)
Vikings e o Reino Saqueado (PR)
A invenção do Nordeste (RN)
Clássicos de Palhaço (PI)
E.L.A. (CE)
Narrativas Encontradas Numa Garrafa Pet (PE)
Iracema (CE)
Luna de Miel (TO)
Adeus de Maria (MT)
Senhora P (DF)
Ninho (TO)

Veja abaixo os artistas participantes do Sonora Brasil 2023:

Tiganá Santana (BA)
Marissol Mwaba e François Muleka (SC)
Jorge Dissonância e Pedro Mendonça (SE)
Nega Lú (MT)
André Jamaica, Nina Rosa, Paulino Dias, Nego Álvaro, Thiago Kobe, Lúcio Rodrigues e Leonardo Pereira (RJ)
Ticumbi de Conceição da Barra (ES)
Primeiro Terno de Nossa Senhora do Rosário de Montes Claros (MG)
AFATABE- Associação dos Filhos e Amigos do Ashé Tatá Bokùlê (RR)
Jongo do Quilombo do Campinho (RJ)

Notícias Relacionadas:

Sesc Mesa Brasil tem aumento de 16% de doações em 2024

Marca foi divulgada no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mais de 46 m...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Sesc Mesa Brasil inaugura nova sede no Rio

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício de aliment...

Circula Sesc leva espetáculos gaúchos a todo o país

Criado com o objetivo de ajudar na retomada do setor cultural gaúcho, que s...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.