Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
30 de abril de 2024

Ação sustentável, solidária e socialmente responsável oportuniza acesso ao turismo, gera renda e valoriza as tradições e as raízes culturais dos locais visitados

Contemplar o nascer do sol no horizonte da água do rio, visitar uma comunidade de marisqueiras, conhecer terras indígenas, relaxar à beira-mar ou acordar ao som do cantar dos pássaros são algumas experiências proporcionadas pelo Turismo Social do Sesc. Todos os anos, milhares de brasileiros participam das excursões e passeios, com roteiros elaborados com base na cultura e história das mais variadas localidades do país. Desde 1948, a instituição desempenha esse importante papel na democratização do turismo no Brasil, proporcionando acesso a viagens memoráveis, voltadas a um público de menor renda, principalmente trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo.

Hotel Sesc Porto Cercado

Segundo a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, “por meio do turismo para todos, solidário, responsável e sustentável, o Sesc contribui significativamente na transformação social das pessoas. Além disso, ao estimularmos o turismo e valorizarmos aspectos culturais locais, como gastronomia, manifestações artísticas e tradições, a gente impulsiona a economia, promove o desenvolvimento social e econômico e fortalece a identidade cultural das comunidades das mais variadas regiões do país”.

Com 41 unidades de hospedagem em 20 unidades federativas, a instituição recebeu em 2023 mais de 700 mil hóspedes, além de realizar 2.957 excursões e 1.610 passeios. Os hotéis e pousadas da instituição são verdadeiros oásis de atividades para os viajantes. Além de espaços de lazer convencionais, como piscinas e quadras esportivas, os hóspedes têm à disposição atividades recreativas para todas as idades, apresentações culturais, oficinas temáticas, ações de educação ambiental, entre outras.

Hotel Sesc Guadalupe (PE)

A sustentabilidade, inclusive, é a tônica de quatro hotéis, que têm seu trabalho integrado à reservas ambientais. O Sesc Bertioga, no litoral de São Paulo, foi a primeira Colônia de Férias da instituição, inaugurada em 1948; o Sesc Tepequém fica na Serra do Amajari, em Roraima; o Sesc Iparana, recebe hóspedes de todo o país à beira-mar em Caucaia, no Ceará; e o Hotel Sesc Porto Cercado, no Pantanal Mato-grossense, que tem seu trabalho alinhado a da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do país, a RPPN Sesc Pantanal. Nessas unidades, o Sesc proporciona contato direto com a natureza, incentivando a preservação ambiental e o turismo responsável.

E a expansão não para. Em maio será aberto um hotel em Cascavel, no Paraná, e em 2025, o Sesc inaugura sua primeira unidade no estado do Amazonas: o Hotel Sesc Manacapuru. Com uma infraestrutura voltada para o ecoturismo, o hotel promete oferecer uma imersão única na rica biodiversidade amazônica, com um forte compromisso com a sustentabilidade. Visitas a comunidades locais e atividades como plantio de árvores são algumas das experiências que serão propostas aos hóspedes, que também poderão desfrutar de uma vasta área verde em torno da unidade, com 12,7 hectares, e as belezas das ilhas do Rio Manacapuru.

Notícias Relacionadas:

Viaje pelo Brasil com o Sesc

Ação sustentável, solidária e socialmente responsável oportuniza acesso ao ...

Inclusão social de jovens

Projetos do Senac e do Sesc mudam vidas através de educação, cultura e trab...

Sesc Quitandinha recebe Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

A centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, ...

SescTV estreia Sonora Brasil: Líricas Femininas

A nova temporada da série Sonora Brasil chega ao SescTV em 21 de abril com ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.