Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
29 de agosto de 2022

Ação estimula empregados da instituição para práticas de sustentabilidade e descarte consciente

Para contribuir com o descarte e consumo consciente de seus empregados, o Departamento Nacional do Sesc disponibiliza pontos de coleta de materiais recicláveis no local de trabalho. O objetivo é estimular práticas sustentáveis e a destinação correta de produtos, sobretudo os equipamentos eletrônicos, que, quando chegam ao fim de sua vida útil, acabam indo para o lixo comum. Entre outubro de 2021 e junho de 2022, a entrega voluntária resultou em 400kg de equipamentos eletrônicos, 100kg de lacres de alumínio, 50 litros de pilhas e baterias e 15 litros de óleo de cozinha.

A coleta de materiais recicláveis integra o Ecos – programa de sustentabilidade das instituições CNC, Sesc, Senac – realizada desde 2010. A área de coleta foi colocada de maneira estratégica, na entrada do Departamento Nacional, localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Neste espaço, os empregados depositam os resíduos em coletores específicos para cada tipo de produto e também têm acesso a mensagens sobre o que pode ser descartado e como isso deve ser feito, além de cuidados com o meio ambiente.

“O projeto sensibiliza o público interno para a preservação ambiental e estimula a reflexão sobre o consumo consciente. Temos muito a fazer pela conservação do planeta. Da compra ao descarte, tudo tem que ser pensado no cuidado com o meio ambiente. Para o Departamento Nacional do Sesc, é de suma importância usar a sua voz e seu espaço para conscientizar os empregados e nossa cadeia produtiva”, explica Jose Carlos Cirilo, diretor-geral interino do Sesc.

Além de contribuir com o planeta, o Sesc também viu no programa uma oportunidade de colaborar com a sociedade. Por meio de parcerias, a venda ou entrega dos produtos para empresas ou instituições se reverte em outros benefícios. Os lacres de alumínio, por exemplo, vão para o Lacres do Bem, projeto que arrecada e vende os itens para compra de cadeiras de rodas, que são doadas para pessoas com deficiência física e entidades filantrópicas.

Os outros tipos de resíduos são coletados por diferentes empresas parceiras do projeto. Equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias são recolhidos pela Green Eletron para recuperação e reutilização em processos industriais. Já o óleo de cozinha é recebido pelo Instituto Libertas e direcionado a uma empresa que realiza o manejo e o destina a fábricas de biodiesel, sabão e ração animal. A Terracycle, por sua vez, é responsável por encaminhar os itens de escritório e esponjas, que podem ser transformados em Pellet, matéria-prima para produção de diversos objetos, como bancos e lixeiras.

Produtos eletrônicos recolhidos
Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.