Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
8 de novembro de 2022

Uma mobilização do Mesa Brasil Sesc em Minas Gerais garantiu alimentação a mais de 5,6 mil crianças e suas famílias, em Belo Horizonte, durante o período de férias escolares. A campanha Férias sem Fome será apresentada no Encontro Nacional de Bancos de Alimentos, promovido pelo Ministério da Cidadania através da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) nos dias 8 e 9 de novembro, em formato virtual. A ação ficou em primeiro lugar entre as cinco selecionadas que comporão o painel “Experiências disruptivas inovadoras que podem ser replicadas”.

Realizada em julho de 2022, a campanha teve como objetivo distribuir alimentos não perecíveis para famílias de crianças e adolescentes atendidos por entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil Sesc. Das instituições convidadas a participar da campanha, 37 apontaram que 5.683 crianças ficariam em situação de Insegurança Alimentar durante o período de férias.

“Esta é uma época especialmente preocupante, pois muitas famílias contam com as refeições fornecidas pelas creches e instituições sociais para garantir a alimentação dos filhos. No período de férias, isso representa mais uma despesa e muitas vezes não há comida suficiente para todos na casa. O Mesa Brasil Sesc teve um olhar sensível para esta situação e mobilizou os parceiros e a população, que atenderam de forma muito positiva. É uma iniciativa que pretendemos replicar por todo o país”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

A campanha Férias sem Fome contou a parceria do Instituto Galo, do Prime Rock Festival BH, da FFA Indústria e Comércio e da população. Foram arrecadados 70.619 kg de alimentos, distribuídos a 5.425 famílias, beneficiando mais de 21 mil pessoas.

Mesa Brasil e RBBA

A RBBA foi criada em 2016 com a proposta de fortalecer e integrar as iniciativas das organizações públicas e privadas que atuam na questão da segurança alimentar. Para ingresso, é necessário cumprir critérios técnicos como manter equipe capacitada, com nutricionista e assistente social; mostrar capacidade de atendimento; ter alvará sanitário de funcionamento e frota para distribuição, entre outros. O Mesa Brasil Sesc aderiu à RBBA em 2017 e atualmente compõe o Comitê Gestor da rede.

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.