Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
15 de outubro de 2021

Projeto Pautas Sociais discute tema por meio de podcasts, webséries e um webinar

De 26 a 28 de outubro acontece o projeto Pautas Sociais – Rotas Sul, Sudeste e Nordeste, no canal do Youtube do Sesc. A iniciativa se destina a discutir as questões sociais, junto aos agentes de transformação social das periferias e comunidades vulneráveis, sobre às dinâmicas e iniciativas criativas dessas localidades no enfrentamento da Covid-19. Nesse ano, o tema abordado será “Territórios vulneráveis na pandemia e na pós-pandemia” nas regiões Sudeste (Rio de Janeiro, Paraty, Minas Gerais e São Paulo), Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) e Nordeste (Ceará, Sergipe e Bahia).

Sul, Sudeste e Nordeste irão mostrar cases de sucesso

Em 2020, nos distanciamos socialmente e, com isso, alteramos nossa forma de interagir com pessoas e lugares. Lançamos mão do uso intensificado do celular e das tecnologias para mantermos uma vida virtual. Nos aproximamos da realidade pelas lentes dos celulares, lives, webinares por onde foi possível identificar as periferias que estavam mais vulneráveis socialmente e o quanto foram mais atingidas durante a pandemia, tanto pela falta de recursos tecnológicos, quanto pelas vidas perdidas.  Mas vimos também o exemplo das experiências de comunidades, que colocaram em prática as tecnologias sociais já existentes. Esses meios foram aprimorados para salvaguardar vidas, distribuir alimentos, mapear espaços seguros e ainda compartilhar ações socioculturais produzidas pelos moradores e moradoras. Por meio de um webinar (que acontece no próximo dia 26), podcasts e uma série disponibilizada no Youtube, pretendemos mostrar como esse processo aconteceu.

 

Confira a programação do Pautas Sociais – Rota Sul, Sudeste e Nordeste

 

26 de outubro – Webinar de Abertura – Territórios vulneráveis na pandemia e na pós-pandemia (16h)

O webinar de abertura trará um participante de cada uma das Rotas (Sudeste, Sul e Nordeste), de maneira que esse recorte geográfico possa apresentar um maior entendimento das ações realizadas nas regiões. A mesa será mediada pela pesquisadora e palestrante Juliana Kabad, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também apresentará pesquisas realizadas pela instituição sobre os impactos da pandemia nos territórios vulneráveis.

 

27 de outubro – Webséries Rotas Sudeste, Sul e Nordeste: Empreendedorismo e desenvolvimento local (16h às 17h)

No nosso canal serão apresentadas três webséries de cada Rota Sudeste, Sul e Nordeste onde serão compartilhadas iniciativas de Empreendedorismo e desenvolvimento local realizadas na pandemia em territórios vulneráveis socialmente.  Confira abaixo o tema de cada uma dessas webséries.

Rota Sudeste – “Como gerar renda valorizando fazeres e saberes da comunidade?”

Rota Sul – Qual o impacto do empreendedorismo em territórios vulneráveis no enfrentamento à pandemia?

Rota Nordeste – Quais são as perspectivas de geração de renda para as comunidades em meio a esse cenário de pandemia?

 

28 de outubro – Podcastas das Rotas Sudeste, Sul e Nordeste “A alimentação e o desenvolvimento comunitário”

Serão apresentados três podcasts, sendo um de cada Rota que abordarão o tema “A alimentação e o desenvolvimento comunitário”. A inspiração será os programas de rádio em que todos e todas as participantes de cada região irão abordar as iniciativas que estão envolvidas e que dizem respeito à alimentação.

Rota Sul

 

Rota Sudeste

 

Rota Nordeste

 

 

 

 

Notícias Relacionadas:

O ensino a distância na retomada dos estudos

Milhões de jovens e adolescentes brasileiros não conseguem concluir os estu...

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.