Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
7 de outubro de 2022

Saiba nesta matéria como você pode praticar e se beneficiar

 

Quem está procurando um esporte que trabalhe o condicionamento físico e melhore o sistema cardiovascular, com toda certeza pode optar pelas artes marciais.

A prática desse tipo de esporte requer disciplina, paciência, persistência, autocontrole e lealdade ao seu mestre e ao seu corpo, sempre em integração com o espírito. Aulas de artes marciais são verdadeiros rituais em busca de autoconhecimento, além de demandarem muito compromisso de seus praticantes. No Sesc, você encontra diversos tipos de modalidades e uma delas, com  certeza, vai se encaixar com seu perfil. Vamos saber quais são?

Karatê: O repertório técnico desta arte marcial abrange, principalmente, golpes contundentes como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas (golpes com a mão aberta), entre outros, executados com as mãos desarmadas. Técnicas de projeção, imobilização e bloqueios também são ensinadas. O objetivo do Karatê tradicional é desenvolver mente e corpo em estado de equilíbrio, por meio da formação em técnicas de combate, além de cultivar o caráter humano de classe superior, que impede que qualquer ataque violento ocorra antes de uma luta real.

Judô: Como base da educação oriental, esta luta tem por objetivo não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de forma pedagógica, desenvolvendo o controle muscular, o aperfeiçoamento do reflexo, o desenvolvimento do raciocínio, o equilíbrio mental, o reforço do caráter e da moral, o fortalecimento da autoconfiança e o respeito aos companheiros.

Aula de Judô em uma unidade do Sesc no Rio de Janeiro

Kung-Fu: Prática de origem chinesa que compreende movimentos codificados, técnicas posturais e respiratórias, automassagem e concentração mental. Tradicionalmente, a técnica está associada às artes marciais, ao cultivo da saúde e da longevidade e à prevenção de doenças.

Jiu Jitsu: Mais do que um esporte, uma luta que traz consigo uma filosofia voltada ao equilíbrio do corpo e da alma. O objetivo é desenvolver reflexos físicos e emocionais e dominar o adversário. O princípio básico é a defesa pessoal, através do movimento, do equilíbrio e da alavanca.

Taekwondo: significa “caminho dos pés e mãos através da mente”. O objetivo dessa arte marcial é, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.

Tai Chi Chuan: Uma prática física e mental que herdou milênios de cultura e pesquisa empírica sobre movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação. O Tai Chi Chuan pode ser um meio de levar o praticante a um modo de viver mais integral, a um estado de espírito mais feliz, a um contato mais próximo consigo e a ter mais vitalidade e saúde.

 

De modo geral, em todas essas modalidades de artes marciais você consegue desenvolver os seguintes benefícios:

– Melhora no condicionamento físico, tanto muscular quanto cardiovascular, da coordenação motora e dos reflexos;

– Melhora do autocontrole e da paciência, através do respeito aos adversários, a humildade e a coragem;

– Aumento da resistência do corpo e melhora o sistema imunológico;

– Funciona como defesa pessoal;

– Trabalham grupos musculares como glúteos, bíceps, tríceps, abdômen, ombros, costas e panturrilha.

 

Mas lembre-se de que antes de optar por tipo de exercício físico é importante fazer exames médicos, de modo que o especialista avalie se o indivíduo tem condições para se submeter a um treinamento .

Curtiu? Bacana né! Agora o próximo passo é se matricular! Consulte a unidade do Sesc mais próxima de casa e veja qual arte marcial é oferecida e as condições de ingresso.

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.