Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
17 de maio de 2023

Serviço foi iniciado na década de 40 e ficou vigente até os anos 60.

Você sabia que o Sesc já foi responsável por gerir algumas maternidades pelo Brasil? Ao longo de muitas décadas, a saúde de mães e bebês foi uma das principais preocupações no Brasil. Esse fato levou o Sesc a criar iniciativas para melhorar tal realidade, desde o início de sua atuação.

O objetivo era garantir que mães e seus filhos recebessem os cuidados necessários para terem uma vida saudável. Por isso, em 1949, o Sesc montou um plano de ação em que constavam programas como: Serviços Médicos, Proteção à Maternidade e Assistência à Infância.

Dentro dessa estratégia de apoio à maternidade, nos estados onde o Sesc não tinha uma estrutura própria, por meio de aquisições de insumos e parcerias, adquiria utensílios médico, contratava profissionais de saúde ou até mesmo subsidiava o atendimento dos comerciários em hospitais e clínicas particulares. Durante muito tempo, também, foi bastante comum o Sesc realizar partos na casa de comerciários.

Somente no ano de 1956, por exemplo, o Sesc registrou 364 partos realizados em residências de famílias associadas. Em 1957, mais de 12 mil crianças nasceram dentro dessa estrutura do Sesc.

Enfermeira do hospital do Sesc entrega recém-nascido à mãe.

 

Maternidade Carmela Dutra: a primeira maternidade do Sesc

Em julho de 1949, o Sesc inaugurou a Maternidade Carmela Dutra, no bairro do Lins, no Rio de Janeiro. Com apenas um ano de funcionamento, a unidade recebe o prêmio Caduceu, concedido pelo Departamento Nacional da Criança, por ser o Hospital mais eficiente no combate à mortalidade materna e perinatal.

Naquela época, o Rio era a capital do país. Uma outra maternidade foi inaugurada em outubro de 1952: a Maternidade Imaculada Conceição, em Niterói

O terceiro hospital do Sesc, especializado no atendimento de gestantes, seria a Maternidade João Daudt de Oliveira, que passou a funcionar em julho de 1957, em São Paulo. No relatório geral daquele ano, a maternidade é descrita como umas das mais modernas do estado.

Ainda segundo o documento, o Sesc havia realizado naquele ano mais de 12 mil partos, por meio de suas três maternidades, hospitais conveniados e atendimentos domiciliares.

A partir da década de 60, as atividades do Sesc no campo da Saúde passam a ter maior ênfase educativa e atividades como a Educação em Saúde se tornam a principal forma de atendimento às gestantes.

Notícias Relacionadas:

Sesc Mesa Brasil tem aumento de 16% de doações em 2024

Marca foi divulgada no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mais de 46 m...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Sesc Mesa Brasil inaugura nova sede no Rio

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício de aliment...

Circula Sesc leva espetáculos gaúchos a todo o país

Criado com o objetivo de ajudar na retomada do setor cultural gaúcho, que s...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.