Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
14 de julho de 2023

Eventos reúnem dirigentes do Sistema Comércio – CNC, Sesc, Senac, Federações e Sindicatos do Comércio para atualizações e debates em temas como inovação e sustentabilidade do futuro do setor

 

Sinergia, inovação e aprendizado. São essas as palavras que definem a semana que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) preparou para realizar dois grandes eventos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que reúnem lideranças do Sistema Comércio.

O Conecta 2023, que aconteceu entre os dias 10 e 11 de julho, promoveu debates dos principais temas relacionados à atuação da CNC, do Sesc, do Senac, bem como das Federações. No evento foram apresentados produtos e serviços eficazes e inovadores para a sustentabilidade do futuro do setor. O encontro contou com palestras de nomes como Rafael Coimbra, do MIT Technology Review Brasil, e Rosangela Angonese, do Sebrae.

Nos dias 12, 13 e 14 de julho, o Sicomércio 2023 contou com momentos ricos de troca, compartilhamento e fortalecimento das boas práticas das entidades de representação empresarial, com apresentação de cases regionais das federações. O evento promoveu a sinergia entre todas as esferas do Sistema CNC-Sesc-Senac-Federações-Sindicatos. Para isso, levou palestrantes como Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Luiz Marinho, ministro do Trabalho.

E, para falar de inovação e futuro, a CNC preparou em Brasília um ambiente especial, com uma cenografia futurista e um hub de conteúdo em que cinco painéis aconteciam simultaneamente trazendo variados temas. Dessa forma, cada participante pôde escolher uma palestra para acompanhar. As atuações do Sesc e do Senac foram marcadas nos eventos com o fazer de cada casa, serviços de bem-estar do Senac e apresentações culturais do Sesc.

 

Na abertura do Conecta 2023, o presidente da CNC, Sesc e Senac, José Roberto Tadros, ressaltou, para os cerca de 650 participantes, a importância de o Sistema Comércio estar integrado e unido para o fortalecimento do setor terciário. “Não temos alternativa a não ser nos preparar para sermos protagonistas no atual cenário de rápidas mudanças”. Ele lembrou ainda que o evento foi planejado para ser uma jornada de compartilhamento de conhecimentos, experiências e boas práticas sustentáveis, permitindo que as entidades ofereçam serviços e produtos eficazes e inovadores. “Trabalhamos para fortalecer cada elo desse grande Sistema que representa, qualifica, cuida das pessoas e desenvolve o nosso país”, frisou Tadros.

Para o Diretor-Geral do Sesc, José Carlos Cirilo, os eventos são uma oportunidade de fazer as conexões de toda essa sinergia que tem dentro do Sistema Comércio: “Nós, do Sesc, do Senac e da CNC, estamos sempre imbuídos de descobrir o que há de mais moderno, discutir novas práticas pra gente aprimorar cada dia mais as nossas entregas. O Sesc, Senac, CNC, Federações e Sindicatos mostram o quão responsáveis nós somos e o quão potente é nosso Sistema Comércio. Estamos juntos nesses momentos de debates e vamos sair fortalecidos”.

 

Conecta 2023: giro pelo conteúdo dos painéis

O primeiro dia do Conecta contou com palestras sobre as principais tendências globais e como as tecnologias emergentes vão impactar o comércio e o turismo brasileiros (Rafael Coimbra – MIT Technology Review Brasil), memória empresarial como ferramenta estratégica para registrar a cultura organizacional (Walter Santos – CNC), preparação de pessoas que atuam nas representações (Sergio Henrique Moreira Sousa – CNC) e diretrizes e orientações sobre a representação dos interesses patronais (Roberto Lopes – CNC). Esses foram alguns exemplos de assuntos que marcaram o dia 11.

O segundo dia foram debatidos temas como os avanços obtidos pela CNC no âmbito da reforma tributária e a alíquota de importação para compras do exterior. O dia também teve participação do consultor da assessoria técnica e metodológica do projeto Vai Turismo, da CNC, Cássio Garkalns, ressaltando que ações consistentes de turismo geram desenvolvimento não só para o turista, mas também para as comunidades locais, com incremento de infraestrutura, transporte, conservação de patrimônio, sustentabilidade, lazer, entre outros. Liderança também foi um assunto que despertou interesse de quem estava no evento. Rosangela Angonese, coordenadora do Polo de Liderança do Sebrae, ministrou palestra sobre o assunto.

 

Sicomércio 2023: giro pelo conteúdo dos painéis

O evento promoveu, por três dias, um intercâmbio de experiências das federações e sindicatos de todos os estados brasileiros e trouxe painéis que falavam diretamente com integrantes do setor do comércio, com temas como atuação sindical nas mídias sociais (Rafaela Costa – CNC), organização sindical (Roberto Lopes – CNC), Turismo como potencial de desenvolvimento econômico (Sérgio Guerreiro – Universidade Nova SBE) e impacto das inovações no comércio (Tiago Mattos – Aerolito).

A importância do setor para geração de emprego foi pauta das falas de membros do governo. Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, foi categórico: “O comércio é o grande empregador. Não tem agricultura sem comércio, não tem indústria sem comércio, não tem emprego sem comércio”. Já Luiz Marinho, ministro do Trabalho, lembrou que “para gerar empregos precisamos cuidar bem das pequenas e médias empresas, precisamos dar uma atenção ao comércio e serviços”.

E outro ilustre convidado compareceu ao evento para falar de Liderança Multifuncional. O escritor, ator e diretor Miguel Falabella discorreu sobre o tema a partir de suas experiências de vida e na gestão de grandes trabalhos artísticos.

A reforma tributária foi tema da fala do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. Ele ressaltou a importância da iniciativa para simplificar o sistema e acabar com a litigiosidade tributária. Ele lembrou que o tempo gasto para cumprir as obrigações tributárias no Brasil é muitas vezes superior aos demais países da América Latina e que isso reduz a competitividade: “precisamos acabar com essa fonte de insegurança jurídica para as empresas e para o governo”, concluiu.

Foram três dias com muito aprendizado, muita troca e a certeza de que o Sistema Comércio sai fortalecido e renovado para seguir atuando com excelência no desenvolvimento do país.

Notícias Relacionadas:

Sesc Mesa Brasil tem aumento de 16% de doações em 2024

Marca foi divulgada no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mais de 46 m...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Sesc Mesa Brasil inaugura nova sede no Rio

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício de aliment...

Circula Sesc leva espetáculos gaúchos a todo o país

Criado com o objetivo de ajudar na retomada do setor cultural gaúcho, que s...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.