Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
27 de janeiro de 2023

O Sesc recepcionou, entre os dias 15 e 19 de janeiro, uma comitiva de pesquisadores e estudantes da Harvard Law School Food Law and Policy Clinic (FLPC) para auxiliar na elaboração do Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos (The Global Food Donation Policy Atlas) no país. Os visitantes de Harvard puderam conhecer de perto o programa Mesa Brasil Sesc, maior rede de bancos de alimentos da América Latina.

A iniciativa tem como objetivo apoiar o mapeamento e a análise das legislações nacionais e políticas setoriais relacionadas à doação de alimentos no Brasil. O Mesa Brasil Sesc foi indicado como referência no país pelo nosso parceiro Global FoodBanking Network (GFN) para mobilização de sua rede e demais pessoas de interesse, a fim de identificar as barreiras legais mais frequentemente impostas a grandes doadores e compartilhar boas práticas que possam reduzir ou mitigar os efeitos dessas barreiras.

Os integrantes da Food Law and Policy Clinic, da Harvard Law School, visitaram unidades do Sesc em São Paulo e no Rio de Janeiro para entender como é realizada a distribuição de alimentos do Mesa Brasil e entrevistaram diversos atores ligados ao processo de doação e distribuição de alimentos no país para a coleta de dados, como doadores, acadêmicos, especialistas e representantes do público atendido com as doações.

No Rio e em São Paulo, os pesquisadores conheceram os centros de operação do Mesa Brasil Sesc para entender alguns dos modelos de funcionamento do Programa, tais como a operação de banco de alimentos, colheita urbana e o projeto Mesa no Campo.

Mesa Brasil em 2022
Em 2022, o Mesa Brasil Sesc distribuiu mais de 44 milhões de quilos de alimentos, beneficiando aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Além disso também promoveu ações educativas por todo o Brasil para desenvolver as instituições assistenciais que distribuem as doações coletadas. Foram mais de 5.300 atividades como cursos, oficinas e palestras para profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais cadastradas no programa.

Saiba mais sobre esta ação e sobre o Mesa Brasil Sesc.

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.