Página Inicial > Cultura > Música > Sesc Orquestras Jovens > Sesc Orquestras Jovens: educação, arte e inclusão
Projeto aproxima jovens da música clássica em todas as regiões do Brasil.
O direito a atividades culturais é garantido no artigo 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas ainda hoje, a oferta de equipamentos de cultura é escassa em diversas localidades do país. Segundo um estudo recente do IBGE, menos de um terço das cidades brasileiras têm acesso a museus, apenas 23,3% dos municípios contam com teatros ou salas de espetáculos e 9% têm cinemas.
O Sesc mantém em todo o país uma ampla estrutura que propicia a realização de atividades culturais nas mais diversas linguagens. Na música, um dos projetos de destaque junto ao público jovem é o Sesc Orquestras Jovens. Criado em 2004 e atualmente presente em onze estados, o projeto vem transformando a vida de centenas de adolescentes com cursos de instrumentos e prática de conjuntos, unindo educação musical e inclusão social.
ASSISTA AO WEBDOCUMENTÁRIO SOBRE O PROJETO:
Um dos estados que desenvolve o projeto é Roraima, na região Norte. O professor Ramón Antonio Pérez Infante é violista e professor da orquestra há mais de dois anos. Ele conta, orgulhoso, como o projeto oferece a oportunidade para que os jovens conheçam um instrumento musical. “Ao aprender sobre música, elas ampliam sua capacidade intelectual e têm a experiência única de participar de eventos, como recitais e concertos, aprendendo a trabalhar e a interagir em grupo”, comenta.
Em todo o Brasil
As histórias de aprendizado estão por todo o país. Raniel Pereira Doria, de 16 anos, mora em Aracaju (SE) e ingressou nas atividades do Sesc em 2021 fazendo coro. Ele decidiu explorar novas habilidades e ingressou na orquestra.
“O Sesc me abriu portas onde eu não imaginava conseguir entrar, pois minha condição social não era tão boa. Graças ao projeto, estou conseguindo adquirir sabedoria e conhecimento não só na música, mas para a vida”, afirma. Hoje, Raniel toca viola de arco e conta como o projeto contribuiu para seu desenvolvimento intelectual. “Tive a oportunidade de estudar vários instrumentos e consegui aprender a me disciplinar e a melhorar minha rotina nos estudos”.
Outro aluno que compartilha a mesma opinião é o também venezuelano Luis Santiago Palma Paez, 24 anos, de Boa Vista (RR). Ele toca viola clássica e, quando veio para o Brasil, um dos objetivos era conseguir se dedicar mais à música. “A partir do projeto, consegui expandir meus contatos com maestros mais experientes, desenvolver novas capacidades e adquirir novos conhecimentos”, diz.
Também de Roraima, Flávio Luis Souza Rocha, 19 anos, conta que consegue conciliar a rotina da música com estudos e o trabalho. “Ter ferramentas, espaço e horários que facilitam o meu contato com a música ajuda muito no meu desenvolvimento Temos estrutura, locais para estudar e ensaiar e tudo o que é necessário para o aprendizado não só da música, mas também sobre profissionalização nessa área de conhecimento”, comemora o jovem, que hoje faz faculdade de licenciatura em Música.
Festival Internacional Sesc de Música
Além de oferecer aprimoramento com professores consagrados, a iniciativa estimula o encontro dos alunos para gerar desenvolvimento artístico, pessoal e profissional. Uma das programações mais fortes do projeto é a participação no Festival Internacional Sesc de Música, que acontece todos os anos em Pelotas (RS). Um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, reúne estudantes e profissionais de diversas regiões do país e do mundo para apresentações em espaços públicos e cursos que produzem uma grande troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais de música.
“É uma experiência fantástica, que nos ajuda a viver a música em sua forma mais pura, promovendo o encontro de pessoas de origens e culturas diferentes, mas com o gosto e compromisso em comum pela música”, exalta o aluno Luis Santiago Palma Paez.
Azahel Alejandro Orta Camacho, 24 anos, participou de três edições do e afirma que o evento proporciona uma conexão muito profunda com professores nacionais e internacionais, estimulando ainda mais a prática musical. “É uma semana intensa de muita música, não só erudita como também popular. Para nós, esse contato com a versatilidade da música representa uma experiência de inclusão social e um grande estímulo para continuarmos aprendendo cada vez mais”.
Para Flávio Luis Souza Rocha, participar do Festival de Pelotas foi um sonho e uma experiência únicos. “Durante o evento tive a oportunidade de conhecer pessoas dos Sesc de outros estados e isso me proporcionou uma conexão como nunca imaginei. É uma programação que promove a música e que também inclui as pessoas por meio da arte”.
CONHEÇA OUTRAS HISTÓRIAS DE JOVENS IMPACTADOS PELO PROJETO EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Sesc (@sescbrasil)
Uma publicação compartilhada por Sesc (@sescbrasil)
Projeto aproxima jovens da música clássica em todas as regiões do Brasil. ...
Milhões de jovens e adolescentes brasileiros não conseguem concluir os estu...
Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...
Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...
Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.
Projeto aproxima jovens da música clássica em todas as regiões do Brasil. O direito a atividades culturais é garantido no artigo 71 do Estatuto da...
Milhões de jovens e adolescentes brasileiros não conseguem concluir os estudos do nível básico na idade prevista porque enfrentam dificuldades, sej...
Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa Moon, Presidente e Diretora Executiva da Global FoodBanking Network (GF...
Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares e autoridades para apresentar a Agenda Institucional de 2024. Na abertur...
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho de mostrar que a diversidade feminina está nas mais diversas áreas da in...
O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas naturais e culturais O Hotel Sesc Manacapuru, futura referência em hote...
Sesc e Senac mudam o futuro de milhões de pessoas O acesso a cultura, assistência, saúde, esporte, lazer, turismo e educação de qualidade é um ...
O documento foi feito em parceria com a UICN e é referência mundial para o aprimoramento da conservação, podendo ser acessado gratuitamente ...
Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.